Titulo...

Introdução Quiropraxia

A prática da Quiropraxia concentra-se na relação entre a estrutura (primariamente a coluna vertebral) e função (coordenada pelo sistema nervoso). É uma especialidade do fisioterapeuta que dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de dores e de outras alterações do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas de articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e o efeito dessas alterações sobre o sistema nervoso e a saúde em geral.

O quiropraxista enfatiza a proximidade da relação entre os tecidos músculo-esquelético do corpo e o sistema nervoso, referindo-se à sua função integrada como o sistema neuro-músculo-esquelético. Ao tratar este sistema, o quiropraxista tem uma dupla função:

Função ortopédica: que se refere à compreensão e atuação sobre a função mecânica de músculos e articulações. Mover esta articulação ou liberar aquele músculo pode liberar um fragmento de tecido conjuntivo que bloqueia uma articulação, e assim, reduzir a dor.

Função neurológica: que se refere que uma manipulação articular também produz vários efeitos reflexos no sistema nervoso, podendo ter efeitos mais amplos sobre os sintomas e a saúde.

Os efeitos da manipulação sobre o sistema músculo-esquelético, produzidos através de mudanças mecânicas em áreas do sistema nervoso central e periférico, vão desde o aumento da amplitude de movimento nos três planos de movimento – para frente e para trás (anterior e posterior), para os lados (lateral), e rotação (esquerda e direita) – bem como redução concomitante da dor, aumento do limiar de dor (maior resistência à dor quando um estímulo doloroso crescente é aplicado sobre a pele), aumento do limiar de dor à pressão na musculatura paravertebral, redução da tensão muscular e atividade elétrica da musculatura, reflexos neurológicos consistentes e repetidos, nos músculos paravertebrais e dos membros.

Link...


TÉCNICAS




Cranial Technique:



Pierce-Stillwagon



Logan Basic



Applied Kinesiology



Sacro Occipital Technique



Thompson Technique



Palmer Upper Cervical



Cox Flexion/Distraction



Gonstead Technique



Activator Method



Extremity Manipulating/Adjusting



Diversified Technique

© Instituto Vanoni Fisioterapia - 2016