Avaliação conta com diversas técnicas como :

BAROPODOMETRIA - Avaliação Computadorizada dos Pés

É um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.
Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.
Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.
Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.

O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:

1) A postura do paciente na posição estática, ou seja, em pé parado;
2) Disfunções funcionais de equilíbrio e estabilidade;
3) Divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;
4) Análise dinâmica da marcha e sua distribuição da cargas durante o passo;
5) Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
6) Detecção das áreas de risco do pé;
7) Auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas;
8) Detectar alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna;
9) Diferença de comprimento dos membros inferiores.

Podoposturologia

Estuda a influência dos mecanoreceptores dos pés na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neurorreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.

Osteopatia Postural

É a ciência do equilíbrio que estuda o Sistema Tônico Postural através de informações dos sistemas integradores como: os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção, viscerocepção (Villeneuve). Ela também ensina a prestarem atenção nos distúrbios de oclusão, às cicatrizes nociceptivas que modificam o sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desreguladas, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como: hérnias discais artroses, dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais), nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas; dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés); deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose); patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites); além de cefaleias, vertigens, problemas de aprendizagem...

Portanto, a Osteopatia Postural tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las afim de proporcionar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.
A elaboração depende da avaliação criteriosa para designar quais peças ou elementos serão utilizados nas palmilhas.

Peças podais são fixadas nas palmilhas. As peças diminuem ou corrigem os desequilíbrios tônicos, proporcionam as simetrias, reduzem as disfunções nas informações que perturbam a postura, melhoram a distribuição do peso sobre os pés e melhoram o equilíbrio ortostático. O SNC (Sistema Nervoso Central) regula a postura. Ele utiliza as informações dos neurorreceptores localizados na região plantar como forma de organizar a postura e o equilíbrio. O tônus dos músculos do corpo sempre reagem aos estímulos que são efetuados na região plantar, seja através de relevos que são as peças podais ou de materiais como as várias durezas de espumas ou couro.
Existem diversos tipos de palmilhas, trabalhamos com melhor da atualidade sempre de acordo com a necessidade de cada paciente submetido a nosso programa de palmilhas personalizadas.


Link...



Avaliação


Elaboração


Tipos


Confecção

© Instituto Vanoni Fisioterapia - 2018